segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pedras Escritas


 PEDRA
Neste percurso misterioso, que é a vida do HOMEM, verificamos que na sua evolução, a mesma tem estado associada à pedra, sabe-se também, que desde os tempos mais remotos (Períodos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico) o homem vivia em cavernas.
Para sobreviver, lei natural da vida, caçava, pescava e colhia frutos e raízes, claro com instrumentos por si moldados. As ferramentas e as armas que usava eram feitas de sílex, um tipo de rocha, que lascava e polia. Na estrutura temporal estávamos no período Mesolítico.
Este comportamento demonstra que o homem já possuía um desenvolvimento intelectual. Foi a pedra, mais uma vez que lhe permitiu subir um patamar na escala da socialização, foi com a descoberta do fogo, no período Neolítico que, ao dominá-lo conseguiu consumir carne cozinhada.
Supõe-se que o homem da Idade da Pedra comunicava através dos desenhos gravados nas paredes das cavernas, Gravuras Rupestres, esta suposição baseia-se no facto do homem deste período ser nómada e ao migrar, para procurar os alimentos, deixava os seus registos.
Deste modo, salienta-se os registos existentes em Portugal, no Vale do Côa, onde podemos observar Gravuras, que remontam a 20 000 a.C. (Período Paleolítico). Estas reservas históricas permitem-nos viajar no tempo, conhecer o nosso passado e compreender também o nosso presente.
Com tanto simbolismo, a pedra poderá ser uma via para difundir, a vontade de muitos, a PAZ, uma vez que tem transportado ao longo de milhares de anos esta “carga” tão intensa de mensagens.
Neste contexto, fez-se uma recolha de pedras na Praia da Foz do Arelho (Caldas da Rainha), no Cabo Carvoeiro (Peniche) e na Praia do Salgado (Nazaré) onde foi escrito o poema com o título "CARTAZ UNIVERSAL".
Assim, o "CARTAZ UNIVERSAL", pretende chegar o mais longe possível, com dez exemplares entregues a dez mulheres, no ano de 2010, no dia 21 de Setembro, DIA INTERNACIONAL DA PAZ, decretado pela ONU- Organização da Nações Unidas.

Transcrição integral do poema
CARTAZ UNIVERSAL
A PAZ procura-se ele diz
é o cartaz que percorre o mundo,
em letras universais
é urgente e profundo
Procura-se desapareceu
do mundo dos mártires... sem voz
volta, ele diz sofregamente
Procura-se porque se vendeu
vendeu-se ao armamento,
são as armas que queimam
com dor as almas das pobres gentes
Procura-se a PAZ 
como se fosse alquimia
ele diz Procura-se 
em todas as línguas sem magia
não se encontra, perdeu-se 
há milhões que não a querem
mas há biliões que acreditam
que todos o saberão ler,
ler e interpretar... é mensagem Universal
Procura-se a PAZ...
senhores que dominam o mundo
será que é tão difícil
de outra forma governar
baixai as armas e o poder
que tudo querem dominar
que a PAZ se instale
e que outras mentes perdurem...
São as mentes do bem em si mesmo
e no colectivo falar
falar e transmitir ao "Homem Novo"
que é preciso mudar
e simplesmente olhar p´rás palavras
que todos sabem interpretar,
sem rancor, ódio e orgulho
não há cor de pele, raça ou religião
Há sim... o Ser que é simplesmente nosso irmão.
Ela está contida naquele cartaz prenúncio
PAZ.... para o MUNDO!...


1 comentário:

  1. E hoje é o primeiro dia do resto da vida destas pedrinhas. Que a Paz se espalhe por todas as mãos de todos aqueles que lhes tocarem com o coração.

    Susana Venenno

    ResponderEliminar